quinta-feira, 9 de agosto de 2012

1.5 Roteiro Proposta do Projeto


1. Identificação
Nome do cursista
Reilla Cristina Moraes de Castro
Nome da Escola: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Marta
Local : Bom Jesus Do Araguaia            MT
Série: 2° ano                                                                   Número de alunos:     25
Professores envolvidos: toda comunidade escolar

           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Compreender e comemorar a história da festa junina


3. Justificativa
Muitos alunos e a comunidade não sabem os costumes e historia da festa junina


4. Objetivo (s)
  • Enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas
  • Conhecer a origem e as características das festas juninas
  • Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
  • Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema
  • Trabalhar a expressão oral e corporal.


9. Registro do processo


10. Avaliação e Resultados esperados
Espera se que através da divulgação deste projeto e realização do evento festa junina grande parte da comunidade escolar e sociedade no geral tenham grande participação durante a execução e finalização deste projeto, podendo então compreender o verdadeiro significado da festa junina e conhecendo mais sobre os valores da mesma. Sendo através desta festividade que
pode ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica dentre outros, valorizando as tradições.

5. Conteúdos
Todos os conteúdos


6. Disciplinas envolvidas
Linguagem Oral e Escrita, artes, conhecimento geral, matemática e ciências.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Santa Marta. A primeira etapa a ser realizada será  o levantamento bibliográfico, que visa colher informações em material impresso (livros, artigos científicos) para o embasamento e esclarecimento acerca da temática. E logo em seguida o estudo junto à comunidade escolar, onde estará  instigando o aluno a interessar se mais sobre esta problemática e participar desta festividade. Sobre pesquisa bibliográfica Gil (2002, p. 44) relata que seu objetivo principal é buscar e analisar as diversas posições acerca de um problema estudado, mediante consulta de material elaborado e publicado por pesquisadores sobre o assunto. Depois de cumprida a primeira etapa a seguinte fora a realização do estudo de caso que foi realizada junto à comunidade escolar. E assim consequentemente realizado na  primeira semana do mês de junho a preparação para o dia do evento de festa junina, com ensaios, confecção de bandeirinhas para a ornamentação da escola. Sendo que o evento ocorrera nos dias 15 e 16 de junho.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Os recursos utilizados foram pesquisas em livros, internet, utilização de som, data show e câmera filmadora.  

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
A divulgação será por carro de som e cartazes colocados em pontos principais da comunidade.

12. Referências Bibliográficas
GIL, A. C. Como elaborar projetos turísticos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
http://www.pedagogia.com.br acesso dia 02/07/2012 as 13:00horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário