sábado, 25 de agosto de 2012

2.6 Reflexão sobre a aprendizagem-currículo por projetos com o uso de tecnologias


Diante dos estudos e realizações das atividades do eixo 2, dos estudos das TICs que me proporcionou momentos de profunda renovação da escola, dando-me contribuições ao desenvolvimento de projetos; os quais ressaltam a necessidade da interação currículo e tecnologia no âmbito escolar estabelecendo numa ótica de transformação do contexto ensino-aprendizagem, em um espaço ativo, de experiência, formação de cidadãos e de vivências democráticas, ampliado pela presença das tecnologias. O trabalho com projeto é a estratégia mais hábil de fazer a relação entre as diversas mídias e conteúdos curriculares (a interdisciplinaridade). O qual possibilita a aprendizagem do aluno protagonista; tornando-o sujeito ativo do processo. Nesse momento é indispensável à mediação do professor para que sejam alcançados os objetivos propostos.

2.5 Cultura digital e currículo


É importante integrar a escola na cultura digital, porém preservando sempre os valores adquiridos ao longo do tempo na escola. A maior parte das escolas hoje já fornece a seus alunos acesso à tecnologia digital, pois possuem computadores, softwares e acesso à Internet, embora o tempo de acesso à tecnologia pelos alunos seja terrivelmente restringido pela razão número de alunos / número de máquinas disponíveis. Assim sendo, a escola e nós educadores, podemos concentrar nossos esforços naquilo que realmente importa que é a integração da cultura digital na escola, e saber  capacitar seus alunos para integrar a tecnologia na sua vida e nos seus afazeres, desenvolvendo, com a ajuda da tecnologia, as competências necessárias para melhorar a qualidade de sua vida. A escola deve explorar as formas em que a tecnologia e a cultura digital pode ajudar os alunos a aprender melhor, as culturas se misturam sem perder identidade, tanto professores quanto alunos se interagem diante do conhecimento. As novas tecnologias digitais condicionam, criam condições novas para a produção escolar, para “o fazer” escolar. Contribuem para que a sociedade escolar possa transformar cidadãos em grandes produtores de conhecimento.

2.4 Tecnologias no âmbito escolar


Segundo Cavallo, 2003, O currículo como construção social, política e histórica que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias se aproxima da concepção de “design emergente” que incorpora ao currículo as mudanças provocadas pelo trabalho que se desenvolve a partir das problematizações contextuais. Diante da corrida tecnológica que predomina nos dias atuais é necessário que a Escola como instrumento fomentador dos futuros cidadãos, não estar a margem das inovações tecnológicas. A inserção destas tecnologias nas redes de comunicação para além de expandirem o diálogo para além dos muros da escola (Silva, 1998), permite criar novos cenários educativos que “possibilitam a criação de contextos para a cooperação, necessárias para transformar a escola numa comunidade critica de aprendizagem” (Pacheco, 2001, p. 71). A tecnologia não substitui o professor, mas sim um suporte que da mais sentido as aulas,enriquecendo o ambiente de aprendizagem onde os alunos interage com os objetos e constroi o seu conhecimento. No entanto o professor precisa estar preparado, ou estar se preparando para gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. Com a Internet e outras tecnologias surgem novas possibilidades de organização das aulas dentro e fora do ambiente escolar. Mas, a utilização de tecnologias conectadas à Internet solicita um currículo construído na ação, com diálogos que envolvem conteúdos, estratégias pedagógicas, valores, experiências de professores e alunos e diferentes linguagens de representação do pensamento.

2.3 Análise do projeto

 O Projeto Festa Junina foi muito satisfatório pois usamos a internet com os alunos para que os mesmos buscassem conhecimentos associados com o tema, assim houve bastante aprendizado e interesse em ambas as partes, e o encerramento com a elaboração de um mural com o tema, e histórias de sua família ligada ao tema.

2.2 Currículo e suas características


Segundo “Hounston”currículo são todas as atividades através das quais o aluno aprende. No entanto a escola deve oferecer diversas possibilidades ao aluno para que ele construa seus conhecimentos de forma significativa. E o computador é uma ferramenta pedagógica que possibilita o enriquecimento das aulas, tornando-as mais eficazes e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. Pois o professor é um mediador entre o aluno e o conhecimento. Ele deve estar sempre auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento não termina em si mesmo. O uso do computador pode auxiliar o processo ensino-aprendizagem e contribuir para a melhoria da qualificação para o mercado de trabalho; como também, possibilita a facilidade e eficiência no manuseio de diversas atividades pessoais cotidianas indispensaveis,enfim, saber sobreviver diante da exigências do mundo moderno. Mediante a essas exigências torna necessário que a escola construa um Currículo onde os recursos tecnológicos sejam utilizados no cotidiano da prática pedagógica e no processo ensino aprendizagem, que realmente tenha sentido. Pois o desafio é dar nova vida ao currículo da escola, onde a aprendizagem contextualizada permita que o aluno estabeleça relações com o seu dia-a-dia, de modo a compreender sua realidade, para dela participar como protagonista da história. 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

1.6 Reflexões sobre aprendizagem

O eixo 1 foi um amplo aprendizado, com este módulo  que  foi revisado e diversificado questões que são de suma importância pra se trabalhar dentro do contexto escolar no processo de ensino aprendizagem  do educando. Mostrando-nos que o educador deve proporcionar ao aluno a valorização de seu trabalho, motivando a ter um bom desenvolvimento e rendimento durante sua vida escolar.

1.5 Roteiro Proposta do Projeto


1. Identificação
Nome do cursista
Reilla Cristina Moraes de Castro
Nome da Escola: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Marta
Local : Bom Jesus Do Araguaia            MT
Série: 2° ano                                                                   Número de alunos:     25
Professores envolvidos: toda comunidade escolar

           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Compreender e comemorar a história da festa junina


3. Justificativa
Muitos alunos e a comunidade não sabem os costumes e historia da festa junina


4. Objetivo (s)
  • Enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas
  • Conhecer a origem e as características das festas juninas
  • Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
  • Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema
  • Trabalhar a expressão oral e corporal.


9. Registro do processo


10. Avaliação e Resultados esperados
Espera se que através da divulgação deste projeto e realização do evento festa junina grande parte da comunidade escolar e sociedade no geral tenham grande participação durante a execução e finalização deste projeto, podendo então compreender o verdadeiro significado da festa junina e conhecendo mais sobre os valores da mesma. Sendo através desta festividade que
pode ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica dentre outros, valorizando as tradições.

5. Conteúdos
Todos os conteúdos


6. Disciplinas envolvidas
Linguagem Oral e Escrita, artes, conhecimento geral, matemática e ciências.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O projeto será desenvolvido na Escola Municipal Santa Marta. A primeira etapa a ser realizada será  o levantamento bibliográfico, que visa colher informações em material impresso (livros, artigos científicos) para o embasamento e esclarecimento acerca da temática. E logo em seguida o estudo junto à comunidade escolar, onde estará  instigando o aluno a interessar se mais sobre esta problemática e participar desta festividade. Sobre pesquisa bibliográfica Gil (2002, p. 44) relata que seu objetivo principal é buscar e analisar as diversas posições acerca de um problema estudado, mediante consulta de material elaborado e publicado por pesquisadores sobre o assunto. Depois de cumprida a primeira etapa a seguinte fora a realização do estudo de caso que foi realizada junto à comunidade escolar. E assim consequentemente realizado na  primeira semana do mês de junho a preparação para o dia do evento de festa junina, com ensaios, confecção de bandeirinhas para a ornamentação da escola. Sendo que o evento ocorrera nos dias 15 e 16 de junho.

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Os recursos utilizados foram pesquisas em livros, internet, utilização de som, data show e câmera filmadora.  

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
A divulgação será por carro de som e cartazes colocados em pontos principais da comunidade.

12. Referências Bibliográficas
GIL, A. C. Como elaborar projetos turísticos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
http://www.pedagogia.com.br acesso dia 02/07/2012 as 13:00horas.

1.4 Banco de Projetos


Roteiro

1.Nome do cursista:
 Reilla Cristina Moraes de Castro
2.Identificação do local: Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Santa Marta, série: 2° ano; número de alunos: 25 e 22 professores, juntamente com todo o grupo escolar e as  áreas de conhecimentos foram todas as áreas.
3. Título do projeto: Festa Junina
4.Características do Projeto : é um projeto interdisciplinar
5. Descrição geral: projeto junino e as problemáticas acerca da temática.
6. Tecnologias utilizadas: livros, internet, câmera fotográfica e filmadora
7. Comentários: projeto visando à valorização das tradições juninas. 

8. Referência (se o projeto estiver publicado)

1.3 Projetos e suas características

O ponto de vista de Maria Elizabeth de Almeida, é ótimo pois devemos envolver o aluno com o tema proposto, buscar a participação e o interesse dos alunos, com maneiras temáticas assim aproximando  o mesmo da problemática estudada.










1.2 Diálogo Teórico

Paulo Freire era um pensador que se preocupava com a realidade do aluno, segundo este pensador o objetivo da educação é conscientizar o aluno, preocupando com a alfabetização de jovens e adultos, com a utilização de métodos didáticos com temas geradores. Os fundamentos da pedagogia de Freire eram humanista e emancipatória, orientam o professor para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que privilegiam a indagação, a curiosidade, a busca do rigor científico e a reflexão crítica do aluno.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Atividade 1.1 Meu projeto pessoal/ profissional PITEC

Sempre busco me reciclar, buscar maneiras e métodos novos para garantir, um melhor aprendizado para meus alunos, e com certeza na minha bagagem. Sou uma pessoa que busca sempre aperfeiçoar-se, e também aprender com os erros, os meus e dos outros, e assim melhorar e tentar alcançar os meus objetivos. Sou bastante exigente, comigo mesma. O meu pessoal a cada dia estou mais feliz e abençoada, o mais importante é nunca faltar saúde e o resto é correr atrás, e assim estou bem.